Foto: Vitor Zuccolo
A manhã de calor deste domingo (26) foi marcada por um novo capítulo na história da fé e da cultura religiosa em Santa Maria. Após a missa das 10h, que lotou a Basílica Nossa Senhora Medianeira, a comunidade acompanhou a inauguração oficial da Livraria Domus Mariae, espaço voltado à espiritualidade e à formação cristã, instalado ao lado do Santuário.
A cerimônia contou com a bênção especial conduzida pelo arcebispo metropolitano, dom Leomar Antônio Brustolin, do padre Cristiano Quatrin, reitor da Basílica, e apresentação do acordeonista Fernando Ávila.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A Domus Mariae conta com 200 metros quadrados de área construída e se consolida como a maior livraria católica da região central do Rio Grande do Sul. Santa Maria, que, por meio da prefeitura, vem planejando colocar a cidade na rota do turismo religioso, ganha ainda mais força com a inauguração.

Nos últimos meses, o Parque da Medianeira vem passando por uma ampla reestruturação. Embora a entrega completa das obras ainda não tenha data definida, já é possível perceber as mudanças. Um exemplo é o Dear Santa Café & Bistrô, inaugurado no dia 12 de outubro, que se tornou um dos novos atrativos do local. De acordo com dom Leomar, o espaço registrou 740 atendimentos no primeiro dia de funcionamento e cerca de 460 mesas servidas em um sábado.
O espaço reúne um extenso acervo de livros, artigos religiosos, enfeites e objetos litúrgicos voltados a sacerdotes, comunidades e fiéis em geral. Entre as editoras representadas estão algumas das principais do segmento religioso no país, como CNBB, Vozes, Paulinas, Paulus, Santuário, Ave Maria e Molokai.
- Os livros são fundamentais. Ter materiais de devoção e litúrgicos é muito importante. A metade sul do Estado estava precisando de uma referência. Agora, a Domus Mariae se torna essa referência, justamente em Santa Maria, no coração do Estado - comentou dom Leomar, que participou do ato inaugural do local.
Os visitantes encontram no espaço Bíblias em diferentes edições, missais, catecismos, documentos da Igreja, biografias de santos, como a de Carlos Acutis, que recentemente foi canonizado pelo Vaticano, além de coleções voltadas à teologia, filosofia, espiritualidade e estudos bíblicos.

O objetivo é oferecer um ambiente que una conhecimento, fé e devoção, com títulos que contribuam para a formação cristã e a vida pastoral das paróquias e movimentos.
- Com a iminência da beatificação do João Luiz Pozzobon, a cidade precisa se preparar. Não é possível ter um beato aqui sem ter uma livraria católica. Então, é um dos momentos mais importantes do ano para nós - explicou o arcebispo.
Além dos livros, a Domus Mariae também disponibiliza uma linha completa de artigos devocionais e litúrgicos, como imagens sacras, terços, medalhas, alfaias, casulas, estolas, quadros, vinhos e partículas utilizados nas celebrações. Há ainda produtos sazonais, como calendários, folhinhas e agendas religiosas.
Novos espaços para 2026
A criação da livraria faz parte de um projeto maior de revitalização do Parque da Medianeira, espaço que abriga o Santuário Basílica e se consolida, cada vez mais, como ponto de encontro, evangelização e convivência em Santa Maria. A proposta é transformar o local em um ambiente integrado, capaz de acolher fiéis, visitantes e turistas em diversas atividades religiosas, culturais e comunitárias. Com a chegada do final de ano, o 2026 já aparece no horizonte das autoridades religiosas, mas há um caminho árduo pela frente.
- Nós estamos com um plano diretor para o parque, é todo um projeto, tem o parque, a Basílica, a cafeteria, agora também a a livraria, para o ano que vem queremos continuar com novidades, mas tudo depende da questão de recursos. Nós precisamos de recursos, temos projetos, vamos trabalhar ainda com a lei de incentivo à cultura, vamos buscar recursos, porque sem esses recursos nós não conseguimos fazer. E nós não temos como princípio ficar pedindo dinheiro nas igrejas - finalizou dom Leomar.
- Futura delegacia especializada de Santa Maria terá missão de proteger a região de crimes rurais
- Entre trilhos e lembranças: o legado dos ferroviários para Santa Maria
A expectativa é que as próximas etapas da revitalização incluam novas áreas de convivência, melhorias de infraestrutura e ações voltadas ao acolhimento de peregrinos que visitam o Santuário durante todo o ano, especialmente no período da Romaria da Medianeira, uma das maiores manifestações religiosas do Estado.

Visitante de longe
Com a inauguração acontecendo neste domingo (26) os santa-mariense aproveitaram o lindo dia de sol para conhecer o novo ambiente religioso da cidade. Mas a livraria não recebeu visitantes só da cidade. A professora universitária aposentada Ana Marilza Bittencourt, 71 anos, estava viajando para visitar alguns amigos na cidade e aproveitou o momento para adquirir alguns itens para a família.
- Eu vim do Paraná para visitar alguns ex alunos e amigos e aproveitei para vir na inauguração do espaço. O natal está chegando, então aproveitei e comprei alguns livros para meus sobrinhos, para eu ensinar um pouco mais sobre religião para eles- diz.